Amigos da Escola

Em sintonia com a natureza...

Tucano-de-bico-verde







07/05/2015 (E.M.Robert Kennedy)

CAPIVARA
Achadas em certas áreas das Américas do Sul e Central, próximo a rios e lagos, a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), também chamada decarpincho e capincho, é o maior roedor do mundo. Alimenta-se de capins e ervas. Daí, a etimologia de seu nome: "capivara" procede do termo tupikapi'wara, que significa "comedor de capim". Já "capincho" procede do castelhano platino capincho . No Rio Grande do Sul, é também conhecida por Capinga.





Essa capivara foi encontrada no rio próximo a nossa escola

BICHO CABELUDO  (Lonomia)

     Observou-se um exemplar de bicho cabeludo (Lonomia) colocando ovos suspensos em fios de seda. Após este evento, o bicho cabeludo (Lonomia) morreu.
     O evento descrito no parágrafo acima, repetiu-se novamente apresentando o mesmo padrão e ordem cronológica do seu antecessor, cujas imagens foram registradas como maneira de buscar-se referências na enciclopédia científica.

BICHO CABELUDO COLOCANDO OVOS – 23/08/2013

OVOS SUSPENSOS EM FIOS DE SEDA – 26/08/2013

BICHO CABELUDO MORTO, PRÓXIMO AOS OVOS COLOCADOS – 26/08/2013

17/09/2013




SAPO
     O nome sapo é uma designação genérica de anfíbios da ordem Anura predominantemente terrestres, com pele rugosa, e glândulas parotoides semelhantes a verrugas.
     Existem cerca de 4.800 espécies de sapos. A maioria deles vive próximo a uma fonte de água, muito embora existam sapos que vivam em ambientes úmidos que não são considerados ambientes aquáticos, como aserrapilheira de florestas tropicais úmidas. A necessidade de água é mais premente para os ovos e os girinos do sapo, e algumas espécies utilizam poças temporárias e água acumulada nos ramos de plantas, como as bromélias como sítio de criação.
     Os sapos se distinguem das rãs pelas membranas interdigitais pouco desenvolvidas e pela pele mais seca e rugosa. Geralmente, vive em ambiente mais seco.
     Os anfíbios dependem da água para a postura de ovos, pois estes não têm casca, e para manter a pele úmida, necessário para a realização da respiração cutânea na qual a troca de gases é feita pela pele. A respiração cutânea é necessária pois a respiração pulmonar não é completamente eficiente.
     Depois de alguns dias, dos ovos saem girinos que respiram por brânquias, têm uma cauda e não têm pernas. Com o tempo o girino vai perdendo a cauda, desenvolvendo pernas posteriores e anteriores e trocando a respiração branquial pelas respirações pulmonar e cutânea até deixar a água ao término das transformações.
     Os sapos capturam suas presas lançando para fora da boca a língua muscosa, longa e pegajosa, que é presa ao assoalho da boca pela extremidade anterior.

03/2012

********************************************************************************

PREGUIÇA
 A preguiça, também chamada bicho-preguiça, aí, aígue e cabeluda, é um mamífero da ordem Xenarthra (anteriormente chamada de Edentata ou Desdentada), a mesma dos tatus e tamanduás, pertencente à família Bradypodidae (preguiças com três dedos) ou Megalonychidae (preguiças com dois dedos).
Todos os dedos têm garras longas pelas quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia (a embaúba, conhecida, por isto, como árvore-da-preguiça).
De hábitos solitários, a preguiça tem, como defesa, sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a preguiça utiliza-se de "dentes" que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro. Dorme cerca de catorze horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução, dá apenas uma cria. Apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. O seu principal predador é a onça-pintada.

22/08/2009

********************************************************************************

CORUJA
     O termo coruja é a designação comum das aves estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu. Tais aves possuem hábitos notívagos e voo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos (principalmente de roedores), insetos aranhas.                 Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. A superstição popular diz que adivinham a morte com o seu piar e esvoaçar. Julgava-se também que essas aves gostam de azeite por visitarem as igrejas durante a noite, onde existiam lamparinas de azeite acesas. Na realidade, elas procuravam os insetos atraídos pela luz das lamparinas. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores, como o gavião.
     As corujas podem girar sua cabeça e pescoço em até 270º em qualquer direção. [1][2][3].
     O símbolo da deusa grega da sabedoria, Atena, é a coruja. Também considerada o símbolo da filosofia.

01/08/2010

***********************************************************************************************

GAMBÁ
 E, olha o presente que recebemos dentro de uma sacola de material para reciclagem...
...um filhote de gambá!!


     O gambá (também chamado mucura, na Amazônia e na Região Sul do Brasil, sarigué, sariguê, saruê ou sarigueia, na Bahia, timbu ou cassaco, de Pernambuco ao Ceará, micurê, no Mato Grosso e raposa, no Paraná, taibu, tacaca,saurê ou ticaca) é um mamífero marsupial que habita desde o sul dos Estados Unidos até a América do Sul. É um dos maiores marsupiais da família dos didelfídeos. Pertence ao gênero Didelphis. São onívoros. Na natureza, têm, como principal predador, o gato-do-mato (Leopardus spp.), enquanto que, nas cidades, são, frequentemente, atropelados por terem a visão ofuscada pelos faróis e por terem pouca mobilidade – exceto nas árvores. São, por vezes, confundidos com o cangambá (Mephitis mephitis), que, embora semelhante, não é um marsupial, mas um mustelídeo.
     Os gambás são animais com quarenta a cinquenta centímetros de comprimento, sem contar com a cauda, que chega a medir quarenta centímetros. Têm um corpo parecido com o rato, incluindo a cabeça alongada, mas com uma dentição poliprotodonte (fórmula dental: 5/4, 1/1, 3/3, 4/4 = 50). A cauda tem pelos apenas na região proximal, é escamosa na extremidade e é preensil, ou seja, tem a capacidade de enrolar-se a um suporte, como um ramo de árvore. As patas são curtas e têm cinco dedos em cada mão, com garras; o hálux (primeiro dedo das patas traseiras) é parcialmente oponível e, em vez de garra, possui uma unha. Têm marsúpio e, ao contrário da maioria dos marsupiais, sua cauda é menor que seu corpo.

 Ele apareceu na abertura da Olimpíada da Escola, e foi escolhido então, nosso MASCOTE

Tia Cecília - 17/10/2011

************************************************************************************************

TUCANO
27/10/2011


     São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. O termo é de origem tupi através do vocábulo tukana.
     Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.
São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA. A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.
     Pelo o que sabemos sobre o tucano ele vive em uma região da bacia da agropocania da amazônia. Obtendo seus 30 anos de idade ele passa por um processo de desintegração, seu bico diminui de tamanho e ele é obrigado a deixar seu habitat natural e migrar junto as garças para Tocantins, onde passará o resto de sua vida. Um tucano muito dócil e com um bico grande de espessura larga, é encontrado em uma cidadezinha muito pequena do interior do estado de São Paulo, ele está na fase de adolescência para um tucano, com seus 13 anos de idade. Sabe-se muito pouco de sua origem pois esse animal tem misturas genéticas em seu sangue que faz ele distinguir-se dos outros, podemos dizer que ele é quase um ser humano, iremos pesquisar mais sobre o animal em questão e em breve colocaremos mais curiosidades sobre o tal.

FONTE: Wikipédia

9 comentários:

  1. eu adorei este blog da escola é muito legal,eu gostei das fotos dos bichinhos,das fotos das professoras, em fim de tudo




    Caroline
    turma:302
    professora:Cecília

    ResponderExcluir
  2. NOSSA AMINHA FILHA ADOROU OBRIGADO MESMO

    ResponderExcluir
  3. eu adorei as fotos dos bichinhos!!!
    sao tao fofos!!!

    Maria Eduarda Souza de Lima.
    Turma:302.
    Professora:Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambiemn çó qui não goistei da quele sapo?eli è nugento?(risus)!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. fiquei com medo do saqpa ai que medo!

    ResponderExcluir
  5. ADOREI O TUCANO AMEI1!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Beatriz Forster Aluna da escola14 de junho de 2012 às 17:12

    Oiii pessoal sou a aluna da escola eu ja fiz tudo da escola Kennedy mais eu sou do terceiro ano e amo minhas amigas bjs a tudos que é da escola!!!!<3

    ResponderExcluir
  7. tia carla o blog da escola esta muito bom legal ter feito isso !!(:#)

    ResponderExcluir