17 de ago de 2012

Programa Coleta Seletiva – 
o Lixo é um luxo
   Durante todo o ano de 2011, os alunos levaram exemplares de garrafas pet, poli e alumínio que seriam descartados nas residências para as escolas, onde os materiais foram separados e encaminhados para o programa de coleta seletiva da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). Ao todo, 66 instituições participaram do programa e, dessas, as oito que mais arrecadaram receberão, além do pagamento pela quantidade de material recolhido, cheques que variam entre R$ 1 mil e R$ 8 mil.
   Os prêmios serão revertidos em brindes para os alunos. “Cada escola decide o que vai fazer com a verba conquistada. O mais importante de tudo é que a promoção da educação ambiental sempre é revertida em melhorias para a cidade como um todo. Com a coleta, o lixo deixa de ser depositado nas encostas e rios, ou seja, a melhora na qualidade de vida beneficia a todos”, disse Esmeralda Collares, Coordenadora Geral de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.
   Para o presidente da Comdep, Anderson Juliano, o programa é uma oportunidade de educar os alunos quanto à importância da reciclagem para a diminuição da poluição e a preservação dos recursos naturais. “Este é um trabalho que fazemos semanalmente nas escolas. Recolhemos o lixo reciclável levado pelos alunos, que é pesado e vendido. No fim do programa, a escola é remunerada e todos saem ganhando”, explicou.
   O lixo diferenciado das residências é encaminhado para Centros de Inclusão Social (cooperativas), onde o material é reciclado e transformado em artesanato e produtos variados, possibilitando o reaproveitamento do material que antes era destinado ao aterro sanitário. De acordo com a Comdep, cerca de 85% do lixo doméstico pode ser reciclado e a expectativa é reduzir em até 30% o volume de lixo gerado no município.
FONTE:
http://www.petropolis.rj.gov.br/index.php?url=http%3A//educacao.petropolis.rj.gov.br/educacao/modules/news/article.php%3Fstoryid%3D70

Escolas vencedoras:

CEI Inês Belarmino de Souza

EM Rotary
EM João Kopke
EM Robert Kennedy
EM Amélia Antunes Rabelo
EM Dr Barros Franco
EM DR Teodoro Machado
EM Dr Paula Buarque




A nossa escola não podia ficar fora dessa!
Nossa premiação foi um sucesso!

Alunos vencedores:

1º - Manuela Moscato Sattler – 409,8 kg


2º - João Vitor dos Santos Alonso – 211,6 kg

3º - Gabriel Barbosa Borges Garcia – 200,4 kg

4º - Carlos Eduardo Chagas Cardozo – 196,3 kg

5º - Pedro Paulo Chaves Carmo – 188,2 kg

6º - Jennifer Rezende de Souza – 150,3 kg

7º - Davi Kopke de Assis Dias Gentil – 99,4 kg

8º - Carlos Gabriel Farias Pinto da Rocha – 95,8 kg

9º - Eduarda Lima Fernandes da Silva – 71,5 kg

10º - Isabele França Rodrigues – 59,2 kg